A História de Esparta – Cultura, Economia e Resumo

Além de Atenas, outra cidade-Estado de destaque era Esparta. Localizada na planície da Lacônia, foi fundada pelos dórios, após a conquista sobre os aqueus. Esparta seguiu de maneira geral o processo de construção e as características básicas das cidades-Estados gregas.

Porém, tinha algumas peculiaridades que a diferenciavam.

A sociedade espartana dividi-se nas seguintes classes:

• Espartana – descendentes dos dórios, formavam a aristrocacia proprietária das terras. eram os únicos com direitos políticos (cidadãoes) e dedicavam a vida exclusivamente á atividade militar. a única maneira de ser tornar um espartano era pelo nascimento (hereditariedade).

• Periecos – homens livres, mas sem direitos políticos. não podiam tornar-se espartatanos nem casar-se com membros dessa classe. trabalhavam na agricultura e no comércio e pagavam impostos.• Hilotas – espécie de escravos públicos, pertencentes ao Estado. para evitar revoltas de hilotas, os espartanos promoviam extermínios anuais, que serviam também de treinamento militar aos jovens.

A sociedade espartana era militarista, quase todos os seus costumes e valores estavam voltados para a preparação física e militar do indivíduo. Desde a infância, os espartanos eram educados nesse sentido. Essa estrutura social destinada a aumentar o poderio militar produzindo a organização de um forte e disciplinado exército. Foi ele que permitiu o desenvolvimento de uma política expansionista.A estrutura de poder em Esparta também se distinguia do restante das cidades-Estado gragas. segundo a lenda, o legislador Licurgo, por determinação dos deuses, teria organizado a Construção espartana baseando-se em uma diarquia (dois reis). na diarquia, os dois reis eram hereditários e cuidavam das questões militares e religiosas; a Gerúsia era um conselho de aristocratas (espartanos) anciãos que criava leis; a ápela era um assembléia de cidadãos convocada pela Gerúsia para ratificar alguma proposta; e os éforos, cinco magistrados eleitos pala Assembléia, exerciam o poder de fato.

Sobre admin