O que são Biomas Brasileiros e Mundiais

Bioma pode ser entendido como o conjunto de ecossistemas terrestres (aquáticos) com características típicas como a vegetação e fisionomia. Veremos a seguir os principais biomas, mundiais e brasileiros.

1. PRINCIPAIS BIOMAS MUNDIAIS
TUNDRA: Bioma localizado próximo a regiões do Ártico (Canadá, Europa e Ásia). A temperatura, na maior parte do ano é fria, havendo um período curto de verão. Com isso, temos o que é uma região com umidade e precipitação moderada. Devido as características do clima, os solos destas regiões ficam congelados na maior parte do ano. Isso gera um problema para a vegetação que, embora haja água, as plantas não conseguem absorvê-las devido às temperaturas baixas. Este fenômeno é denominado de seca fisiológica. A biodiversidade é baixa com a vegetação sendo predominada por liquens, herbáceas e musgos.
Bioma Tundra
Figura 1. Bioma Trunda.

TAIGA (CONÍFERAS)

Está Localizado no Hemisfério norte, abaixo da tundra. Apresenta uma temperatura com um inverno extremamente frio e o verão um pouco mais longo, embora seja frio. A precipitação é moderada, com uma umidade também moderada. Os solos desta região são caracterizados por serem bastante raso e pedregoso. Bioma com uma diversidade baixa, sendo a vegetação rica em árvores denominadas coníferas, onde as folhas são aciduladas, ou seja, estreitas e afiladas, sendo assim adaptadas para resistir à baixas temperaturas.
Bioma Taiga Coniferas
Figura 2. Vegetação de Coníferas.

FLORESTAS TEMPERADASEstá localizada na Europa e América do norte. Possui um clima com as estações bem definidas, sendo o clima temperado. As precipitações são homogêneas e moderadas. O solo deste bioma é fértil. A Vegetação caracteriza-se por árvores que perdem as folhas no outono e readquirem na primavera (decíduas) como os carvalhos. A perda é uma adaptação da árvore ao clima. Possui uma diversidade média.
Biomas Floresta Temperadas
Figura 3. Vegetação de Florestas Temperadas.

FLORESTAS TROPICAIS

Sua localização encontra-se na América do sul (Amazônia), na América central, África, Austrália e Ásia. Temperaturas com Clima quente com alto índice pluviométrico, umidade alta e pouca sazonalidade. O solo é relativamente pobre embora seja fértil graças a reciclagem de matéria orgânica ser rápida. É uma Região de alta diversidade, mas com alto desmatamento. A vegetação caracteriza-se por árvores com plantas perenifólias (duradoura) com riqueza em epifetismo. Há uma grande quantidade dos chamados microclimas devido a estratificação da vegetação.

Bioma Floresta Tropical
Figura 4. Vegetação de Florestas Tropicais.

SAVANAS

Localizada na África, Austrália, Américas e Ásia; possui um clima com estações secas e úmidas e com temperaturas variando entre altas a moderadas. O solo embora seja pobre apresenta uma relativa fertilidade. Vegetação caracterizada por gramíneas, árvores baixas e arbustos.

Bioma Savana
Figura 5. Savanas.

DESERTO

Localizados na África e Ásia, é caracterizado por um clima bastante seco, pouca umidade com variações bruscas de temperaturas. A vegetação é caracterizada pela presença de cactos e arbustos com pouca diversidade.

Bioma Deserto
Figura 6. Cerrado.

2. PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS

FLORESTA AMAZÔNICA

Considerada a maior floresta tropical do mundo, está localizada na Região norte do Brasil envolvendo os estados do Acre, Amazônia, Pará, Rondônia, Tocantins, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Goiás e Maranhão. Faz parte de nove países: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Apresenta diversos estratos ou andares que são formados pelas copas das árvores. É uma região com alta pluviosidade e com temperaturas amenas e estáveis. Vegetação riquíssima e com alto grau de biodiversidade, possui a seringueira como sendo uma das árvores mais conhecidas da região. É uma floresta sustentável, ou seja, o que ela produz ela mesma consome.

Floresta Amazônica - Bioma
Figura 7. Floresta Amazônica.

MATA ATLÂNTICA

A mata atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhões de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica. Região de alta diversidade ecológica e com temperatura amena durante o ano todo com precipitação de média elevada. Infelizmente é um dos biomas mais devastados mundialmente.

Mata Atlântica - Biomas
Figura 8. Floresta Atlântica.

ARAUCÁRIAS

Está Localizada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A temperatura é variável tendo épocas com temperaturas moderadas e épocas, principalmente no inverno, com temperaturas baixas. A precipitação é baixa. Bioma caracterizado pela presença do Pinheiro do Paraná, árvore típica da região. A vegetação apresenta 3 estratos (andares), arbóreo, arbustivo e herbáceo.

Bioma Araucarias
Figura 9. Araucárias.

CERRADO

É um bioma de savana estando localizado nos estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e São Paulo. Caracteriza-se por apresentar temperaturas relativamente quentes com baixa precipitação pluviométrica. A vegetação é tipicamente rasteira e arbórea. Diversidade animal alta.

PAMPAS

Localizado no Rio Grande do Sul, ocupam áreas de Planícies. A vegetação é predominantemente formada por gramíneas. Em relação à temperatura, termos que apresenta valores baixos a moderados com pouca precipitação;

CAATINGA

Está localizado nos estados do Piauí, Ceará, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Bahia. Bioma caracterizado por apresentar temperaturas moderadas a altas. O Clima é rigoroso com pouca precipitação pluviométrica. A biodiversidade é baixa com predominância de plantas xeromórficas (secas).

PANTANAL

Localização nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul além da Argentina, Paraguai e Bolívia. A temperatura é moderada a elevada com precipitação elevada. A Biodiversidade é extremamente elevada.

Bioma Pantanal

Sobre admin