Linguagem e Comunicação – Conceito e Resumo

A comunicação humana é realizada de várias maneiras, através de apelos visuais, auditivos, linguagem corporal, mas principalmente, através da linguagem verbal. A linguagem verbal utilizada por toda uma comunidade é chamada de língua.

A língua é uma convenção social, estabelecida pela sociedade que a utiliza, sendo que cada língua possui seu próprio sistema de regras e convenções (vinculados ao uso da comunidade que utiliza essa língua). O conjunto de regras de uma língua é estudado pela gramática.

Linguagem é um conjunto de sinais de que o homem se serve para se comunicar. A comunicação humana é realizada de várias maneiras, por meio de apelos visuais, auditivos, linguagem corporal e, principalmente, pela linguagem verbal. A linguagem verbal utilizada por toda uma comunidade é chamada de língua. A língua é um sistema de símbolos vocais pelo qual um grupo social se comunica. É portanto, uma variante da linguagem. A língua é uma convenção social, estabelecida pela sociedade que a utiliza, e cada língua possui seu próprio sistema de regras e convenções (vinculado ao uso da comunidade que a utiliza).

Uma língua é realmente rica e possui uma quantidade suficiente de sinais para que seus usuários possam expressar o maior número de idéias com facilidade. O povo utiliza a língua na medida de suas possibilidades educacionais e de seu meio de aquisição; a literatura expõe-lhe toda a riqueza em potencial. O homem é um ser social, comunicativo. É por meio da linguagem que ele expressa suas idéias e seus juízos. Não há dúvidas de que a origem da linguagem remonta à própria origem do homem. O homem, sendo um animal social, é por natureza um animal que fala.

A língua é um elemento social da linguagem. Cada língua nasce de uma convenção dos membros de uma sociedade. Esses membros têm de conhecer os sinais convencionais para se comunicarem. O conjunto de regras de uma língua é estudado pela Gramática.

Sobre admin