As Plantas Angiospermas – Reprodução, Características e Ciclo

Este é o maior e economicamente mais importante grupo de plantas. Inclui praticamente todas as plantas cultivadas, e é dominante em quase todos os ambientes terrestres, formando a maior parte da vegetação visível. É também o grupo mais numeroso em termos de espécies e por causa de sua enorme importância econômica (alimentos, madeira, fármacos, ornamentais, etc.) e ecológica e é claramente prioritário em programas de biodiversidade e sistemática.

Angiospermas

Reprodução

As angiospermas são fanerógamas que produzem frutos, no interior dos quais ficam abrigadas as sementes. Nas fanerógamas, a reprodução assexuada pode ocorrer por propagação vegetativa, através de caules e folhas.Uma importante característica dos caules é a presença de botões vegetativos ou gemas. Quando as gemas entram em contato com o solo, podem enraizar e formar uma nova planta. Nas fanerógamas as estruturas que participam da reprodução sexuada são as flores. As flores completas são formadas por pedúnculo e um receptáculo onde se inserem os verticilos florais são eles: cálice, corola, androceu, gineceu.

Reprodução das Angiospermas
Reprodução

Ciclo das Angiospermas

As angiospermas correspondem ao grupo de plantas com maior número de espécies sobre a Terra na atual época geológica. Ocorrem em ampla diversidade de hábitats, existindo desde espécies aquáticas até plantas adaptadas a ambientes áridos, como os cactos. Existem espécies arbóreas, arbustivas, herbáceas e epífitas, como muitas orquídeas.

As angiospermas são divididas em dois grandes grupos: o das monocotiledôneas, como o milho, e o das dicotiledôneas, como o feijão.

A principal característica que permite distinguir esses dois grupos é o número de cotilédones presentes na semente. Os cotilédones são folhas do corpo do embrião e que podem armazenar nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento. Como o próprio nome diz, nas monocotiledôneas há apenas um cotilédone por semente, enquanto nas dicotiledôneas há dois cotilédones por sementes.

Sobre admin